quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Juventude dom de Deus...

Amor: o ponto de encontro entre a Igreja e os jovens 
Escrito por Dom Benedito Beni Arquidiocese de Lorena-SP
 
"Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes: venceram o Maligno" (1João 2,13)

Estas palavras do apóstolo João demonstravam que a Igreja, desde o início, teve uma atenção especial para com a juventude. Considerando-a, sempre, não como problema, mas como dom de Deus, conforme afirmou o Papa João Paulo II. Dom de Deus porque a juventude é um tempo concedido pelo Senhor como presente. É necessário, pois, não esbanjar esse dom, mas administrá-lo com responsabilidade, a fim de que produza frutos para a vida do mundo e da própria Igreja.

Mas, afinal de contas, o que é a juventude? Não é simplesmente aquela etapa da vida que corresponde a determinado número de anos.
A juventude é o tempo de procura de respostas para questões fundamentais: qual o sentido da vida? Que significa ser livre? No evangelho, um jovem pergunta a Jesus: "Bom Mestre, o que devo fazer para possuir a vida eterna?"

A juventude é também tempo da procura do amor, que consiste em se responsabilizar pelo outro, pelo respeito à sua dignidade, pelo seu crescimento como pessoa, pela sua felicidade. É o tempo em que o jovem procura construir um projeto concreto para a vida.

Enfim, a juventude é o tempo do dever, isto é, tempo em que a pessoa se percebe, de modo intenso, responsável por si mesma, pelo bem comum da sociedade e pelo futuro do mundo. Com muita propriedade, João Paulo II afirmou que os jovens são as sentinelas do amanhã.

A Igreja está consciente de tantos perigos que hoje ameaçam, sobretudo, os jovens. Ela recorda às autoridades da Nação o dever que têm de sanar, com medidas eficazes e urgentes, os obstáculos que levam tantos jovens ao desânimo e à perda de esperança com relação ao futuro: analfabetismo, desemprego, falta de oportunidade de ingresso em escolas de boa qualidade, que os qualifiquem profissionalmente para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.

Na mensagem que dirigiram à juventude, por ocasião da 44ª Assembléia Geral da CNBB, os Bispos renovam o compromisso de acolher os jovens e ajudá-los com novas metodologias na sua formação humana e cristã. Nossas dioceses, paróquias e comunidades se propõem a adotar instrumentos pastorais para que eles sejam não só destinatários, mas sujeitos da evangelização, sobretudo com relação ao mundo juvenil. A evangelização é resposta a uma busca, pois todas as pessoas, sobretudo os jovens, de modo misterioso, estão à procura de alguém que seja, de fato, Caminho, Verdade e Vida. Só Cristo é capaz de dar sentido profundo à nossa vida.

Para atingir este objetivo, a Igreja, inspirada nos ensinamentos do Papa Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas Est, quer se esforçar para ser, cada vez mais, a Igreja da Caridade, fazendo do amor o centro de sua mensagem. Fazendo do amor o ponto de encontro entre ela e os jovens.

Como ser Santo?

Quer saber como ser santo? Faça bem todas as coisas. Leve Jesus para todos os lugares. Convide-O para estar em todos os lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação deste mundo. É saber que podemos curtir aqui, mas sem sermos "curtidos”. É saber que podemos deixar marcas de Céu na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor. Isso é ser santo. Fazer bem todas as coisas e amar. Esse é o segredo da santidade, a verdade de uma humanidade que vive a si própria na plenitude. O amor é tudo o que as pessoas procuram.

Somos o que queremos ser. Somos, por assim dizer, obra de nossas mãos. Em cada escolha nossa, deixamos um rastro de nosso jeito de ser pessoa e, assim, deixamos um jeito de ser santo. O amanhã depende muito de como vivemos o hoje. Não deixe a vida o levar; leve a vida! Não a desperdice!

Vamos viver com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.

Existem muitas pessoas que pensam viver, mas, na verdade, estão fingindo. Ao mesmo tempo, muitos acreditam que, para ser santos, devam deixar de viver. Não é nada disso. A ordem é: Viva! Viva a vida! Deseje o Céu!

É hora de nos levantarmos e propormos uma santidade linda, apresentada pela Igreja Católica há mais de dois mil anos e que é possível. Vamos santificar nossos namoros, nosso trabalho, nossas amizades, nossas baladas. É possível! O mundo e Deus esperam isso de nós! A juventude é uma riqueza que nos leva à descoberta da vida como um dom e uma tarefa.

Você se lembra do jovem do Evangelho que era muito rico e um dia perguntou para Jesus o que era preciso para ganhar a vida eterna? Se quiser, confira essa passagem em Mateus (19, 16-22); ele percebeu a riqueza de sua juventude. Foi até Jesus, o Bom Mestre, para buscar uma orientação. Mas, no momento da grande decisão, não teve coragem de apostar tudo em Jesus Cristo. Saiu dali triste e abatido. Faltou-lhe a generosidade, o que impediu uma realização plena. O jovem fechou-se em sua riqueza, tornando-se egoísta.

Não podemos desperdiçar a nossa juventude. Devemos vivê-la intensamente, apostando tudo em Jesus e sendo gente, humanos. Sempre com a certeza de que é possível sermos santos de calça jeans

Deus espera sua decisão.

Se você está com sede, não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário engolir. Se não der um gole, você não mata sua sede e será totalmente inútil ter água na boca. Com a decisão é a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir amar, decidir perdoar, depende de você. Na hora em que se decide o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade. A graça vem de Deus, mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar e de perdoar. Você decide e Deus opera. Decido-me a perdoar: Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Quero perdoar minha mãe, meu pai, meus irmãos, minhas irmãs. Quero perdoar meus parentes e amigos. Eu me decido a perdoar. Eu me decido a amar. Derrama, Senhor, sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça da decisão de perdoar, de amar. Quero perdoar a pessoa com quem me casei, apesar de tudo aquilo que fez. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm à minha mente. Aqueles que me prejudicaram, me ofenderam e falavam mal de mim, de minha família... Derrama, Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado e que eu possa dizer com a vida: "Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais..." Eu me decido a amar. Eu me decido a perdoar. Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Testemunho de vida de Walmir Alencar.

Minha vida é pura misericórdia! Nasci no dia 29 de Julho de 1967 em Registro, baixada santista, no Estado de São Paulo. E jamais pensei em ser músico, nem sequer ser de Deus ou até mesmo servi-lo como sirvo hoje. Desde pequeno fui criado em meio a uma grande indecisão. Minha família era espírita de “mesa branca”, onde se invocava os mortos. Como toda família, nós também buscávamos uma tal felicidade que parecia ser ilusão, porque nunca a vimos em nossa casa. Parecia que quanto mais buscássemos nesses lugares, mais distante ela ficava. A minha rebeldia e as desavenças entre nós faziam com que vivêssemos num confronto diário de desamor.

Em minha adolescência, já vivendo em São José dos Campos - SP, essa busca por um alento aumentou, mas com ela minha infelicidade também, pois eu buscava em meio a pessoas que viviam num verdadeiro lamaçal de pecados, principalmente o da afetividade, que quase me afundou na prostituição.
Pensando estar seguro, eu até dizia aos que me aconselhavam para sair daquilo e voltar para a minha família: “Esses agora são minha família! Eu nunca tive outra!”. Mas os “amigos” desse meio que eu conhecia, não duravam muito tempo: Uns morriam por assassinato e outros por drogas, e eu simplesmente ia restando.
Enquanto isso, em casa, eu assistia de camarote a minha família se desfazer: Meus pais se separando, minha irmã mais velha tornando-se mãe solteira, sendo que já não tínhamos nem condições financeiras para cuidar dos outros irmãos. Vivi anos debaixo do mesmo teto sem conversar com uma de minhas irmãs. E além de tudo isso, o irmão mais novo cai do muro e falece. Parecia que nossa sorte era a desgraça.
Minha mãe não agüentando segurar tudo isso, um dia de manhã quando nós acordamos, nos deixou um bilhete dizendo que era para a gente se cuidar porque ela estava indo embora.
Nossa família se desmoronou. A partir dali cada buscava viver sua vida.
Foi nesse tempo que com 16 anos de idade, recebi um convite de um jovem vizinho para participar da Missa da juventude, a das 10h. Mas somente depois de alguns meses, ao passar sem querer em frente da Igreja num domingo de manhã, vi jovens entrando nessa Igreja e me lembrei do convite. Faltavam alguns minutos para começar. Acabei entrando. Eu estava com chinelo de dedo, fedendo por raramente tomar banho, cabelo grande, roupas velhas e nem mesmo sabia que o gesto que todos fizeram no início era o sinal de uma cruz que traçavam sobre a testa e o peito. Vi alguns se afastando de mim, talvez pelo medo... Mas quando vi a alegria daqueles jovens cantando e dançando, não me importei com mais nada... Chorei muito, pois parecia que eu estava mais perto dessa tal felicidade.
Uma frase queimava no meu peito: “Aqui é meu lugar”. Fui batizado não muito tempo depois na mesma Igreja. Comigo também três irmãs acima de minha idade e outra mais jovem que eu. Uma delas foi batizada, recebeu a primeira comunhão e se casou... Tudo no mesmo dia. Foi uma Festa!
Hoje minha maior felicidade é ver minha família buscando o Senhor. Depois de alguns anos encontrei minha mãe e voltei a morar com ela. Nesse tempo as minhas irmãs já começavam a freqüentar grupo de oração. Fui criando coragem de me aproximar da minha irmã, aquela que eu não conversava. Hoje somos grandes amigos e sentimos saudades quando demoramos para nos encontrar. Já a minha mãe foi reconquistando toda a família novamente com seu jeito e testemunho de vida. Ela entrou para a Igreja e se casou em Maio de 2003. Apesar dela não ter se casado com meu pai, uma grande realização em minha vida, foi vê-los se encontrando e conversando como bons amigos. Deus é santo e bom em tudo o que faz ou permite!
Continuo esperando em Deus e não desanimo. Ainda que falte alguma coisa para o Senhor ajustar em minha casa, como meu irmão que por causa das drogas ficou no Carandiru até fechar e há muitos anos viveu de presídio em presídio. Sem saber que ele havia sido transferido para o presídio de Avaré-SP, fiz um show lá, e ele me ouvia através de um radinho a transmissão do evento. Somente quando ele saiu definitivamente, que ele me contou como foi difícil para saber que seu irmão estava ali tão perto e nem mesmo podia se comunicar.
Hoje, graças a Deus, ele se encontra bem e temos um ótimo relacionamento.
Eu trago sempre comigo esta promessa:
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (Atos 16,31)
Mas Deus sempre traduziu este trecho da Bíblia para mim desta forma:
”Se você cuida da minha Obra, Eu cuido da sua família”.
No amor que nos une,
Walmir Alencar

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Deus e você!!!

Só Deus pode criar
Mas você pode
valorizar o que Ele criou
Só Deus pode dar a

Mas você pode dar o seu testemunho
Só Deus pode dar o
amor
Mas você pode ensinar
amar
Só Deus pode dar a alegria
Mas você pode sorrir à todos
Só Deus pode dar a força
Mas você pode apoiar à quem desanimou
Só Deus é a luz
Mas você pode fazê-la brilhar aos olhos dos seus irmãos.
Só Deus é o caminho
Mas você pode indicá-lo aos outros
Só Deus é a vida
Mas você pode restituir aos outros o desejo de viver
Só Deus pode fazer milagres
Mas você pode ser aquele que trouxe os cinco pães e os dois peixes
Só Deus pode fazer o que parece impossível...
Mas você pode fazer o possível
Só Deus se basta a si mesmo, Mas ele preferiu contar com você.
Deus te abençoe...

JMJ - Rio de Janeiro 2013

Grande notícia - Boa nova
Agora está sacramentado e oficializado para todo o mundo:  a próxima Jornada Mundial da Juventude (a acontecer em 2013) será na nossa cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI durante a missa de encerramento da JMJ Madrid, neste domingo (21/08/2011). Estavam presentes cerca de 15 mil brasieliros, inclusive, jovens de Campos dos Goytacazes que partiram para a Espanha junto a algumas caravanas que saíram da nossa cidade. Confira o anúncio e a alegria dos brasileiros presentes:

O que é JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude, encontro que ocorre a cada dois ou três anos em um determinado ponto do planeta, é um evento global que reúne a juventude do mundo e o Papa em torno da vivência com Cristo.

"Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.

A postura da Igreja ao promover a Jornada é extremamente edificante, não somente, para os jovens que presenciam o evento, mas para toda a sociedade mundial, uma vez que, atinge grande repercussão e os jovens ao voltarem para seus países de origem levam consigo todo o entusiasmo e coragem que desenvolveram durante o encontro.

Fonte: 
http://ericaviana.blogspot.com/2011/08/brasil-rio-rumo-jornada-mundial-da.html

Fale conosco.

Emai e Msn:

Blog:

Facebook:

Orkut:

Telefone:
(22) 9829-9757 - Lucas Souza

Desculpe, foi engano...

Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemas.
Constantemente, em suas
preces, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu
sofrimento.
Um dia, Jesus bateu a sua porta, ele maravilhado,
convidou-o a entrar, e Jesus
sentou-se no sofá da sala. Na mesinha de centro
encontrava-se uma Bíblia aberta
no Salmo 91. Numa das paredes estava pendurado um
bordado com o Salmo 23 e na
outra um quadro da santa ceia.
"Senhor Jesus", disse o jovem, "em primeiro lugar
gostaria de dizer que uma
honra recebê-lo em minha casa, conforme o Senhor deve
saber, estou passando por
algumas dificuldades e preciso muito da Sua ajuda..."
 “Filho", interrompeu Jesus, "antes de conversarmos
sobre os seus pedidos,
gostaria de conhecer sua casa. Onde o lugar que você
dorme?" No mesmo
instante o rapaz se lembrou que, no quarto, o
computador estava ligado e aberto
em uns sites pouco recomendáveis e, colocando-se na
frente da porta disse:
 “Não, Jesus, aqui não! Meu quarto não esta arrumado!"
 “Ok", disse Jesus,” E onde o lugar que você toma
banho?"
Novamente o rapaz se lembrou que guardava, no banheiro,
umas revistas terríveis
e se apressou em dar uma desculpa: "Ih, Jesus, melhor
não. Acabei de tomar
banho e esta tudo molhado..."
 “Bem", disse Jesus, "e a cozinha, posso conhecer sua
cozinha?"
O rapaz lembrou que na cozinha havia algumas garrafas
de bebida vazias que ele
no gostaria que Jesus visse. "Senhor, desculpe, mas
prefiro que não",
respondeu o rapaz, "a minha cozinha esta vazia, no
tenho nada de bom para
oferecê-lo."
Neste instante, um barulho forte interrompe a conversa.
Pam, pam, pam...!
Era algum que batia furiosamente na porta, o rapaz se
levantou, assustado, e
foi ver quem era. Abriu a porta meio desconfiado, e viu
que era o diabo.
"Sai da frente que eu quero entrar!", gritou o
tentador. "De jeito nenhum",
respondeu o rapaz, e assim começou a briga com muita
dificuldade o homem
conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta.
Cansado, o rapaz voltou para sala e continuou:
"Então, Jesus", disse ele, "como eu estava falando com
o Senhor, estou
precisando de tantas coisas..."
Mas, outra vez a conversa interrompida por um barulho
forte que vinha da
janela do quarto. O rapaz correu para ver quem era e ao
abri-la se deparou,
novamente, com o diabo:
"Agora no tem jeito, eu vou entrar!", disse o inimigo.
Mais uma vez o rapaz se debateu com ele e conseguiu
trancar a janela.
"Senhor", disse ele, "desculpe a interrupção, conforme
lhe dizia..."
Outra vez, dos fundos da casa, se ouvia tamanho barulho
como se algum quisesse
arrombar a porta, era novamente o diabo: "Eu quero
entrar!"
O rapaz, já exausto, lutou com ele e conseguiu manter-lo do lado de fora.
Ao voltar, contrariado, disse a Jesus: "Eu não entendo.
O Senhor esta na minha
casa e por que o diabo fica insistindo em entrar?"
 “Sabe o que meu filho", explicou Jesus,” que na sua
casa você só me deu a
sala."
O rapaz humildemente entendeu a lição de Jesus e fez
uma faxina na casa para
entregá-la aos cuidados do Senhor.
Neste instante, o diabo bateu mais uma vez porta. O
rapaz olhou para Jesus
sem entender, e o Senhor disse: "Deixa que eu vou
atender."
Quando o diabo viu que era Jesus, que atendia a porta,
disse: "Desculpe, foi
engano," e sumiu rapidinho.

Muitas vezes, assim que acontece com o nosso coração.
Entregamos a Jesus s
uma parte dele, apenas a sala, ficando as duvidas a
morar no quarto, o acaso na
cozinha, o medo na varanda, então lutamos e no
vencemos porque a casa esta
dividida.

A Bíblia diz que "os olhos do Senhor passeiam por toda
a terra para se mostrar
forte para com aqueles cujo coração inteiramente seu.
“... Desculpe, foi engano...”

Quase-Paróquia São Vicente de Paulo.

QUASE-PARÓQUIA São Vicente de Paulo
Fundada em 13 de outubro de 2010
Av.Pedro Barroso, 06/14 - Pq Vicente Dias
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28080-850
Telefone: (22) 3052-2072
Administrador Paroquial: Pe. Giovanni Fernandes Ribeiro



CAPELAS PAROQUIAIS
Capela São Jorge no Parque São Jorge
Capela Santa Rita no Parque Prazeres
Capela Santo Antônio de Santana Galvão no Parque Santa Rita ( Casinhas)
Capela São João Batista noUsina São João
Capela Nossa Senhora do Carmo no Residencial Lapa I


Fonte: Diocese de Campos dos Goytacazes/RJ

Como viver a Santidade na juventude!!!

Ser jovem é muito bom!!! É o momento da vida que você mostra quem você quer ser, seu estilo, seu gosto... É o momento da vida que você se apaixona, dá o 1° beijo e é cercado por amigos!!! Nossa, ser jovem é mesmo muito bom!
Hoje encontramos muitas crianças que seguem uma moda, onde diz muito do que é o jovem. Infelizmente perdem sua infância querendo adiantar o momento. Também percebemos que os adultos de hoje buscam um rosto mais bonito, vestem-se com roupa da moda, querem voltar no momento da juventude, ninguém quer envelhecer!
Você percebe o quanto a juventude é boa? E que as pessoas querem eternamente ser jovens?
Mas o que poucas pessoas sabem é que esse tempo é a fase em que tudo será registrado, todas as experiências na juventude serão levadas pela pessoa por toda vida!!! E por isso deve ser viver bem, optando por aquilo que é certo!
Por isso a busca pela santidade deve ser constante!!! Ser santo não é ficar o dia todo rezando, dentro de uma igreja ou levando a bíblia por onde for... Ser Santo é fazer o que é certo, refletindo o amor em todos os lugares que eu estiver! Quando estou em casa, obedecendo aos meus pais, na escola sendo honesto, no namoro respeitando a outra pessoa... Enfim ser SANTO é ter atitudes que refletem o BEM para aqueles que estão comigo!
Ser Jovem é muito bom e você pode ser santo!!! É só querer...
Hoje em dia nossos jovens estão seduzidos pelo “mundo” e pelas coisas que nele existem, buscando uma vida de liberdade, oportunidades e sonhos a serem realizados.
Como Jovens, sentimos as cobranças para o nosso futuro, muita esperança é depositada em nossas costas, e sempre procuramos e achamos uma maneira de escapar dessas cobranças.
E agora eu pergunto: Onde está Deus nisso tudo? Em que momento Ele entra na vida desses tantos jovens?
Sabe aquele momento que paramos por um minuto e acabamos nos sentindo mal, é justamente isso! Esse vazio é a total falta de Deus. Estar com Deus significa muito mais do que ficar rezando, significa muito mais do que ficar ouvindo alguém falar. É na verdade, experimentar uma vida diferente, onde quando queremos superar tudo isso correu para Deus e quando queremos nos satisfazer nós vamos para perto de Deus!
Ao lado de Deus não estamos livres de dificuldades, mas a maneira com que a encaramos é diferente, nós não temos medo do futuro! Porque sabemos que se honrarmos a vontade do nosso Deus, o melhor nos acontecerá e isso independente da fase que estejamos passando.
Jovens, voltem enquanto há tempo, vamos mudar este mundo, mude o teu coração e o mundo a tua volta também mudará!
Jesus nosso grande amigo nos espera!